Edição 01 - 2002/04

Abril/2002

Olá amigos.

Aqui quem fala é o amigo de vcs, Aderson, do planeta Canadá. Uma terra distante, fria, de costumes diferentes, e de pessoas esquisitas. Brincadeiras a parte, tô mandando este email pra falar um pouco como foram estas 2 primeiras semanas por aqui. A coisa é pior do que eu pensava. Não pela questao da lingua ou do frio, ou de ainda estar sem trabalho. O que tem dificultado muito minha vida aqui é a saudade da familia e dos amigos. Mas tenho tentado superar isso e tocar a vida.

Um grande vilão tem sido tb o frio, confesso que subestimei o danado! Mas tá sobre controle, pra sair de casa parece que vou pra guerra. Mil e uma roupas, agasalhos, gorro, luvas. Um saco mesmo! Caiu uma nevezinha outro dia, mas nao vi nenhuma bolotinha mais consistente :). Só umas coisinhas parecidas com fuligem. Tb eu cheguei no final do inverno, se bem que ja peguei -20 desde que cheguei!!

Estou hospedado numa casa bem confortavel, onde tenho cafe da manhá e jantar, o resto vc se vira. Tudo na casa é muito organizado e o dono é um brasileiro gente fina.

Tecnologicamente falando, estou tb muito bem servido. Coloquei internet a cabo no quarto, comprei um celular que manda email e permite que eu fique on-line no icq diretamente por ele (muito legal!!). Tb ja comprei um notebook e pronto, tô como eu gosto, internet muito rápida e 24 horas on-line! Quando quiserem aparecam, meu icq # é: 1041463.

Outra experiencia legal é lavar roupa nas maquininhas, e eu que nem lavar roupa nao lavava, era só levar pra nossa lavadeira. Mas agora tudo sou eu!!

Andar na cidade é muito facil, tem um mapa simples de usar (quando vc pega o massete) e o metrô é muito prático. Tem uns onibus (tipo bonde) chamados de “street car” e tb tem onibus normal.

Não sei se em todos os paises de primeiro mundo é assim, mas percebi que as pessoas aqui nao tem pressa pra nada. Tudo é muito lento. Nao tem correria, todo mundo entra lentamente nos onibus, pra atravessar a rua é a maior tranquilidade, nao tem empurra-empurra em metro, nas filas nao tem ninguem nervosinho. Aqui, comecam a trabalhar as 9:00 e param as 17:00, pelo menos a maioria dos trabalhos funcionam neste horario.

Uma coisa muito legal aqui são os diferentes tipos de pessoas, tem pessoas de todas as raças aqui. A gente escuta o pessoal falando pertugues, frances, ingles, italiano, japones, alemao… Tudo que eh lingua, e a diversidade cultural torna esta cidade especialmente interessante pois quase todo mundo tem sotaque. Outra coisa, tem muita gente esquisita, muito cabelo colorido, roupas estravagantes, brincos, piercings, cabelos pintados, sem cabelos, muito negro, muito branco, muito ruivo, rastafari, jamaicanos, muito japa e china! Isso aqui eh uma torre de babel!

Tudo bem que aqui eh um pais de primeiro mundo, mas nem por isso é perfeito, tem pedinte, sujeira nas ruas, bairros de casas feias e mal cuidadas, assassinatos, gente empurra gente no metrô. Mas realmente no “conjunto da obra” é um lugar muito interessante de se morar, com muita coisa pra se distrair e se divertir. Fui pra um big cinema super modernos, muito bom! Fui tb pra um pub (tipo um bar com musica doendo nos tipanos, bebida, comida e tv por todo lado). Acredito que futuramente eu acharei a cidade muito melhor, pois poderei conhecer mais das suas atrações e aproveitar melhor.

Mudando um pouco de assunto, tô na caça de trabalho, aqui eles exigem uma tal da “experiencia canadense” que é vc ter trabalhando em alguma empresa aqui no canada. Mas como vou ter essa experiencia pela primeira vez, se todo mundo exige isso?!?! Simples, no dia 21/05 (isso mesmo, dentro de 2 meses somente) vou comecar um curso pra profissionais imigrantes que me encaminhará pra um estagio, onde neste estagio(nao remunerado) ganharei a famigerada “experiencia canadense”. Ai sim eu vou estar pronto pra enfrentar um trabalho remunerado. Sei que é um pouco demorado, mas como eu ja havia dito, as coisas aqui no canadá são lentas e não poderia ser diferente com relacao a trabalho.

Bem pessoal, esse é o meu relato das 2 primeiras semanas aqui no planeta canada. Desculpem por ter me prolongado demais, mas realmente quis ser bem detalhista pra vcs. Dentro de mais 2 semanas eu escreverei novos relatos.

Um grande abraço do seu amigo Aderson que tanto sente a falta de vcs.

Valeu!!

Imagem no site original

results matching ""

    No results matching ""